Funarte anuncia investimentos e uma série de ações para todo o Brasil


No dia 16 de junho, terça-feira, a Fundação Nacional de Artes lança o Programa Funarte de Toda Gente, que engloba projetos de incentivo à criação, produção e difusão das artes. Com foco na geração de trabalho e renda para artistas, produtores e outros profissionais da área, e sua capacitação e inclusão, a iniciativa integra editais de fomento às artes, além de espetáculos, oficinas e outras ações, disponibilizadas em “lives” e vídeos online – e, assim que possível, presenciais. Contemplando as linguagens alcançadas pela Funarte – música, artes visuais, circo, dança, teatro e artes integradas –, o Funarte de Toda Gente reúne cinco grandes linhas de ação: o Prêmio Funarte RespirArte, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais, o projeto Um novo Olhar e o edital Funarte - Arte em Toda Parte – três delas em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Vinculada ao Ministério do Turismo, a Fundação investe, em 2020, quase R$ 20 milhões no programa. Direcionado a todos os campos contemplados pela Funarte, o Edital RespirArte, a ser publicado também no dia 16, tem como objetivo a seleção de atrações online para o público e a promoção da arte, de vertentes culturais de todas as regiões do país.

Na sequência, o lançamento do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente marca a primeira parceria entre a Funarte e a UFRJ. Com curadoria da Escola de Música da UFRJ, o projeto propiciará, através de plataforma digital, uma programação de espetáculos online, com artistas de todo o Brasil, além de formação técnica para alunos de todo o país.

A iniciativa, que será inaugurada no dia 30 de junho em plataforma na internet, contará ainda, assim que terminar o período de pandemia, com diversos eventos presenciais, em cidades brasileiras que compõem o Patrimônio Mundial Histórico e Natural da Unesco.

O segundo projeto em parceria entre a Funarte e a UFRJ, a ser lançado em meados de julho, é o Sistema Nacional de Orquestras Sociais - Sinos, cujo alvo é o apoio à capacitação pedagógica de projetos orquestrais de inclusão social em todo o Brasil. A terceira iniciativa, com data prevista de lançamento para o final de julho, é o projeto Um Novo Olhar.

Com foco em acessibilidade e inclusão social, a ação reunirá uma série de cursos de capacitação em arte educação (que incluirão conteúdo acessível a pessoas com deficiência), tecnologias assistivas em arte, educação e acessibilidade, apresentações, palestras e oficinas de regência coral. A Funarte planejou ainda o edital Arte em Toda Parte, para selecionar projetos de atividades de capacitação artística e técnica, ligados a vários segmentos artísticos.

O Programa Funarte de Toda Gente tem como objetivo democratizar e estimular a produção das artes e a diversidade cultural brasileira, de modo inclusivo, divulgando as múltiplas linguagens da arte.
                  
Serviço:
Programa Funarte de Toda Gente Fundação Nacional de Artes – Funarte | Ministério do Turismo | Governo Federal Editais públicos: Prêmio Funarte RespirArte e Funarte – Arte em Toda Parte Projetos em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/ Escola de Música da UFRJ:
- Bossa Criativa – Arte de Toda Gente;
- Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos;
- Um Novo Olhar;
Lançamento: 16 de junho de 2020, terça-feira, no portal: www.funarte.gov.br e no site www.bossacriativa.art.br (no ar na mesma data).

Texto: Imprensa EM UFRJ.
Foto: Divulgação.

----------------------------------------------------------------

Atualização: 22/06/2020

-----------------------------------------------------------------
dozotro.com.br | #dozotro
Facebook/dozotro
Instragram: @dozotro
Twitter: @dozotro