Universal TV estreia 2ª temporada de “Unidade Básica”

Universal TV estreia a segunda temporada de série nacional “Unidade Básica”


Protagonizada por Ana Petta e Caco Ciocler, produção brasileira retorna com novos casos e personagens na UBS.

O Universal TV estreia, no dia 03 de maio, domingo, às 23h, a segunda temporada da série “Unidade Básica”, criada por Helena Petta, Ana Petta e Newton Cannito, que também assina o roteiro em parceria com Marcos Takeda. A direção geral é de Caroline Fioratti e direção de episódios é dela e de Caco Ciocler, que faz sua estreia na direção audiovisual. Produzida pela Gullane, a série é inspirada em casos reais e o enredo se desenvolve nas dependências de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde emocionantes histórias mostram como atua a medicina de família e o dia a dia de seus profissionais de saúde.


Com oito episódios, a nova temporada foi gravada em São Paulo e conta com a volta de Caco Ciocler e Ana Petta interpretando os protagonistas Dr. Paulo e Dra. Laura. Os atores Vinicius de Oliveira e Carlota Joaquina retornam com seus papéis da primeira temporada e ganham a companhia de Fabiana Gugli, Lina Mello e Gabriel Calamari.

De volta à UBS, Dra. Laura buscará um equilíbrio entre o humano e o científico ao mediar o conflito entre o não tradicional Dr. Paulo e a nova gerente, Cilene (Fabiana Gugli), que se interessa essencialmente pela produtividade. Ainda com algumas divergências, o reencontro entre os médicos promove um novo relacionamento que é desafiado por um ambiente onde as resoluções são sempre plurais, mas nunca simples, como nos casos de epidemia e violência doméstica.


Idealizada por duas mulheres, a médica infectologista Helena Petta e sua irmã, a atriz Ana Petta, a nova fase aborda conflitos mais latentes e sociais, como as questões de gênero, o corpo da mulher, a violência doméstica, o racismo, entre outros. Segunda Ana, desde que começaram a criar o projeto, as duas amadureceram como feministas e ficaram mais atentas à urgência de levar esses temas para TV. “O que a pandemia nos mostra é que estas questões se agudizam no momento em que estamos vivendo”, afirma Helena.

A segunda temporada traz ainda um conjunto de vulnerabilidades enfrentadas pelos profissionais de saúde. “Nunca poderíamos imaginar lançar a nossa segunda temporada em um momento como esse. Que cada episódio seja uma pequena homenagem aos profissionais de saúde, que estão na linha frente no combate à Pandemia”, completa Ana.

De acordo com a diretora Caroline Fioratti, a ideia foi tratar dos temas com o cuidado, com a força e com a coragem que eles exigem, trazendo novidades na linguagem da série, sempre com a intenção de aproximar a história e os personagens do espectador.


O projeto gerou ainda um livro sobre o processo de criação e os bastidores da produção, "Unidade Básica: a saúde pública brasileira na TV". Escrito por Helena Petta, a obra será lançada pela Editora Hucitec ainda este ano. E uma terceira temporada da série já está sendo preparada e as gravações começarão assim que for possível.

----------------------------------------------------------------
Universal TV estreia 2ª temporada de “Unidade Básica”
Brasil

Fotos: Flávia Wolf\ Pedro Saad.
Texto: Daniella Cavalcanti
Enviado por: Clilton Paz
Atualização: 30/04/2020

-----------------------------------------------------------------
dozotro.com.br | #dozotro
Facebook/dozotro
Instragram: @dozotro
Twitter: @dozotro