Banda vencedora de Festival lança primeiro disco autoral


Tukum - Bando de Criação, é um jovem trio que iniciou o lançamento do seu primeiro álbum e, a cada 15 dias, lança nas plataformas digitais um novo single e, em seu canal do YouTube, o videoclipe da canção.

No último dia 30/04 foram vencedores do prêmio de melhor videoclipe no Festival Pontapé Musical da Fetaerj-RJ pelo Juri Técnico e Voto Popular, conquistando o primeiro lugar. (3 Pés Produções) O próximo single, com lançamento marcado para esta sexta-feira dia 22 de Maio, será Cinco Irmãos, que explora, em sua letra, os inúmeros encontros e despedidas neste vai e vem do mundo. Apesar de falar sobre partidas de pessoas próximas, a canção remonta um mar manso e sereno e olha para o tema com leveza e esperança.


O álbum intitulado “22 dias a pé” foi produzido por Nando Motta, mixado por Tony Sheen, masterizado por Felipe Tichauer e está sendo lançado ao longo do ano de 2020 pela distribuidora Tratore.

O primeiro álbum nasce após um período de muitas viagens do trio pelo Brasil com um teatro móvel, o que inspirou uma série de composições autorais. A palavra é a protagonista e norteia toda a criação. O encontro do violão de nylon acústico com as percussões de couro cria a atmosfera para a poesia cantada pelos “cantatores”. As canções são permeadas de reflexão sobre o mundo, a vida, conexões com o sensível e, com as belezas do invisível que nos cerca.

Por ser formado por artistas com longa estrada em outras linguagens artísticas como o teatro, a dança contemporânea e o áudio visual, suas criações são carregadas de pluralidades. Todos os singles do álbum acompanharão um videoclipe, dirigido por Andress Corrêa, e convidarão o espectador a uma viagem poética-narrativa construída pelo trio junto ao diretor.

"Lév Tolstói, Novos Baianos e Clube da Esquina. É para essa trindade que somos reportados na primeira ouvida de "Ciganos do espaço", cartão de visitas em forma de single do trio TUKUM. (...) é uma música atmosférica. (...)Vão por mim, deixe-os se espelharem por seus diversos mundos. O reencontro disso será na alma..." Renan de Andrade, jornalista 

BIOGRAFIA

Tucum é uma palmeira comum da Amazônia, que se tornou um símbolo de amizade, pactos amorosos e das lutas por libertação. O fio de tucum é muito resistente e dificilmente consegue ser partido. Este é o símbolo da cultura popular brasileira escolhido para nomear este trio que nasceu, de forma espontânea, em um período de muita estrada, pelos quatro cantos do país.

Formado por amigos, o Tukum é um jovem trio nascido no litoral do estado de São Paulo e composto pelos cariocas Bruno Olivieri e Luísa Pitta e o paranaense Flávio Cardoso. O primeiro é músico, compositor, ator e palhaço; Flávio é cantor, ator e malabarista; Luísa é cantora, atriz, bailarina e coreógrafa. Um bando nômade e multiartístico, que vibra entrosamento e espontaneidade musical. Os três conheceram-se em um projeto itinerante de teatro e a música os uniu neste projeto autoral. As viagens constantes, a vida nômade, a saudade de casa, dos amigos e da família inspiraram uma série de canções autorais, que foram amadurecendo e se transformaram em seu primeiro álbum. Após a conclusão de um financiamento coletivo, o trio entrou em estúdio e, com a participação de músicos como Antônio Guerra, Pedro Mann, Nando Motta, Fábio Baobá - entre outros - concluiu as gravações de “22 dias a pé”, que será lançado no ´primeiro semestre de 2020.

www.tukum.com.br


Luísa Pitta - luisapitta2@yahoo.com.br

----------------------------------------------------------------
Banda vencedora de Festival lança primeiro disco autoral 
Brasil

Fotos: Divulgação
Enviado por: Luísa Pitta
Atualização: 19/05/2020

-----------------------------------------------------------------
dozotro.com.br | #dozotro
Facebook/dozotro
Instragram: @dozotro
Twitter: @dozotro