Novos projetos firmados durante o COP25

Novos projetos e termos de cooperação foram firmados durante o COP25, em Madri.


No dia 10 de dezembro, na embaixada brasileira, em Madri, durante o COP25, aconteceu a “Mesa Redonda COP25: o papel dos Governos Subnacionais na Implantação da Agenda 2030”. O objetivo do encontro foi divulgar internacionalmente a iniciativa do Acordo Ambiental de São Paulo e do Estudo de Baixo Carbono desenvolvido com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela CETESB e por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

A presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, disse que “o Estado de São Paulo, entendendo a importância de seu papel como governo subnacional, tem realizado um intenso trabalho na agenda climática. O exemplo mais recente é o lançamento do Acordo Ambiental São Paulo. Empresas e entidades público e privado fizeram ampla adesão que permite ao governo estadual identificar e estabelecer políticas públicas que visem o cumprimento do Acordo de Paris”.

O evento também teve as participações da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE) e Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).


Na ocasião, o presidente da ABETRE, Luiz Gonzaga Alves Pereira, assinou convênio com a CETESB para o lançamento do Manifesto de Transporte de Resíduos On-line (MTR). “Essa será uma iniciativa on-line que vai garantir e rastreabilidade dos resíduos, incentivar seu correto tratamento e evitar a proliferação de lixões ilegais. Desta forma, contribuiremos para reduzir o impacto dos resíduos sobre o clima e o meio ambiente”, explicou o presidente da ABETRE, Luiz Gonzaga. O diretor-presidente da ABRELPE, Carlos Silva Filho, explicou: “Nós assinamos o Acordo São Paulo, assumindo metas concretas de redução de emissões de gases de efeito estufa em nome do setor de limpeza urbana e resíduos sólidos. E, sob a coordenação da Cetesb, vamos apresentar na COP25 os casos de sucesso que já estão em curso para o alcance do compromisso firmado”.

O evento contou com a presença de entidades internacionais da indústria e de governos subnacionais, além de público especializado. Estava programada a apresentação do Acordo Ambiental São Paulo, uma iniciativa do Governo paulista, capitaneada pela CETESB/SIMA e pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), que reuniu empresas, instituições e municípios com ações voluntárias para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEEs), medidas de adaptação e ações correlacionadas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) abriu, no dia 02 de dezembro, a cúpula do clima – COP25. O evento ocorreu até o dia 13 de dezembro e contou com líderes mundiais de quase 200 países, totalizando cerca de 29 mil pessoas. Mais de 50 chefes de Estado compareceram à COP25, que teve como slogan “Hora da Ação” (Time of Action).

-----------------------------------------------------------------
Redes Sociais:
Facebook: /dozotro
Instragram: @dozotro
Twitter: @dozotro

Novos projetos firmados durante o COP25
Brasil | Mundo

-----------------------------------------------------------------
dozotro@gmail.com | +55 21 980927333 | #dozotro
-----------------------------------------------------------------

Fotos: Divulgação
Texto de: Heloisa Aguieiras
Enviado por: Clilton Paz
Atualização: 18/12/2019