Youtubers, os próximos políticos

“YOUTUBERS SERÃO OS PRÓXIMOS POLÍTICOS DO BRASIL.”
Afirma Marcelo Girard


Eu sei que deve parecer até fake news o título da matéria, mas não é. A minha percepção profissional me levou a escrever sobre o tema e ter essa visão. Estava há uns 4 anos pensando sobre essa questão. E queria apenas deixar uma reflexão para você leitor. Eu trabalho com Marketing Político Digital, há alguns anos, e vi várias tendências e comportamentos dentro das eleições. Uma das coisas que não mudou e só cresceu foi a importância que nossa sociedade tem dado e demostrado aos influenciadores digitais.

Um artista ou político pode ter milhões de seguidores e numa festa, reunião ou evento pode ter a desagradável surpresa da presença de 300 a 500 pessoas no local. E isso significa que a conversão apesar de acontecer foi pequena. A mobilização foi bem maior ao longo dos preparativos para o evento, e não desqualifica e nem tira sua intencionalidade que é aumentar a lupa sobre o tema em debate.

Mas o que tem grande relevância na minha visão são os segmentos e as segmentações. Os segmentos na política têm cada vez mais ganhado espaço. Têm políticos que sintonizam seus discursos com determinadas áreas como Bancada da Bíblia, Bancada do Boi, Bancada da Bala. E isto na internet tem uma precisão e normalidade quase total. Um Youtuber que fala de determinado assunto e tem seu público fiel poderia defender apenas os interesses de seus leitores/seguidores, assim como fazem os políticos tradicionais.

O mundo digital tem milhares de caminhos, mas tudo depende de que estratégia usar e como utilizar suas ferramentas. Sempre devemos pensar em pessoas neste começo de planejamento. Uma campanha eleitoral usando pessoas de influência pode atingir patamares nunca antes alcançados.

Dezenas de youtubers, hoje, no Brasil, concentram milhares de seguidores que são novos eleitores para as próximas eleições. Qualquer personagem digital interessante tem milhares de inscritos em seu canal e pela matemática simples uma eleição que exige 60 mil votos, em média, para se eleger um Deputado não seria nada para qualquer youtuber com mais de 100 mil seguidores. E a credibilidade destes youtubers com seus seguidores-fãs é incontestável e quase inabalável.

Pensa comigo: cantores, jogadores de futebol, atores, jornalistas, radialista como Cidinha Campos e Garotinho ganharam projeção e nome com esta mídia tradicional e agora, neste novo cenário, muitos especialistas de marketing e política podem nem concordar comigo. Mas, acredito que este caminho pode acontecer muito breve como alguns nomes da internet, nesta última eleição, que foram eleitos assim - sinalizando um novo caminho, ou atalho.

A transparência das redes sociais e a comunicação sem mediador facilita a comunicação direta entre eleitores e políticos. Um dos fatos mais curiosos que aconteceu há pouco tempo, foi o Senador Kajuru que foi até suas redes sociais pedir opinião dos seus seguidores-eleitores, causando perplexidade nos analistas mais tradicionais acostumados a um outro parlamento. E, apesar da idade o senador Kajuru se comunicou de forma moderna e atual como os seguidores esperam.

O eleitor que nunca teve esse canal aberto vê nesta maneira nova de se eleger, votar e participar do mandato como uma tendência sem volta.

Sempre acreditei que seria possível canais digitais fortalecerem as ações reais.

CUIDA DO SEU QUINTAL

Uma bombinha de pólvora se transforma num míssil de última geração na internet. O poder de destruição na internet é grande e pode dar visibilidade a fatos sem grande importância também, para alguns, mas de interesse para outros.

Os que se lançam e concorrerem a cargos públicos devem se preparar para assumirem um compromisso de transformação. Uma das coisas que me preocupa é a “representatividade massificada” que é um termo que uso quando uma pessoa ou personalidade de enorme abrangência nacional tem que agradar seus eleitores locais e regionais sem que haja choque de interesses.

É como sempre digo em meus treinamentos digitais com assessores, políticos e aspirantes a candidatos. - CUIDE DO SEU QUINTAL! Em breve irei discorrer mais sobre o mesmo assunto e analisar outros pontos.


-----------------------------------------------------------------
Redes Sociais:
Facebook: /dozotro
Instragram: @dozotro
Twitter: @dozotro

YOUTUBERS, OS PRÓXIMOS POLÍTICOS
Rio de Janeiro | RJ | Brasil

-----------------------------------------------------------------
dozotro@gmail.com | +55 21 980927333 | #dozotro
-----------------------------------------------------------------

Fotos: Agenciarede.com
Texto: 
Agenciarede.com
Postagem: Clilton Paz
Atualização: 19/04/2019

Assessoria de Imprensa - agenciarede.com
dozotro@gmail.com | +55 21 980927333
@dozotro (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube)