Pesquise em nosso conteúdo:

Pai Batista de Obaluaiyê Lança Livro Sobre Oferendas aos Orixás

Advogado, Empresário, Escritor e Babalorixá, pai Batista ainda é uma referência forte do que foi o Candomblé da Goméia.


No dia 26 de setembro, o advogado, empresário, babalorixá e escritor Batista de Obaluaiyê receberá amigos, a partir das 18 h, na Livraria Cultura, no Centro da Cidade, para o lançamento de mais um livro – “Sagradas oferendas – adimú aos orixás”. Nascido como João Batista do Espírito Santo, este homem culto nasceu na cidade de Tutóia, no estado do Maranhão. De família evangélica, a sua iniciação no Candomblé se deu por problemas de saúde. “Fui iniciado devido a problemas de saúde. Tinha problemas nas pernas, não andava e sentia muitas dores”.


E o seu contato com o seu babalorixá Joãozinho da Goméia foi muito mágico. Pois a ponte entre eles foi um senhor – Babalorixá, que já era filho de santo do seu Joãozinho. E imagine para uma criança ser iniciada em uma religião que aos olhos de muitos era estranha. Pai Batista se iniciou aos 6 anos de idade. Para ele foi um pouco difícil, pois teve que se tornar adulto precocemente, devido às limitações e aos preconceitos que a religião sofria no passado. Mas, sua maior tormenta foi a escola. “Imagine ser uma criança de 6 anos, iniciada em uma religião difícil e me portar perante aos amigos que eram influenciados pelos familiares?” Foram momentos complicados que o jovem Batista teve que aprender a conviver. Entre o preconceito e o medo de largar a religião, pai Batista optou por permanecer no Candomblé, pois o medo de que a doença retornasse falava mais alto do que qualquer coisa.

Mas, o lado positivo, além da saúde restabelecida, foi a certeza de que nunca mais estaria sozinho na vida, pois poderia contar com o seu orixá Obaluaiyê para tudo. “Isso é ter fé, objetivo, perseverança e acreditar em minha capacidade e em minha fé”. Tal postura, diante desse novo horizonte, fez pai Batista um homem ainda melhor. Construiu um patrimônio não apenas religioso e espiritual, mas também de conhecimentos. Estudou, formou-se como advogado e escritor.

Autor de vários livros ligados à valorização da espiritualidade do homem e a cultura afro, pai Batista tornou-se um vencedor neste campo, e sempre com muita luta e disciplina, acreditando em seus projetos e em sua fé. Isso o faz estar vivo. Vivenciando experiências 24 horas. E tudo isso o define como um guerreiro que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, oriundo de família humilde e de toda discriminação sofrida, ao longo de sua vida, por ser um homem de Candomblé, nunca desistiu dos seus sonhos.

Autor de mais de 80 títulos, entre escritos publicados e não publicados, pai Batista vê e acredita que a salvação do ser humano repousa na crença por parte do governo, dos líderes religiosos e da sociedade como um todo, na boa formação, através de uma educação de qualidade e de uma boa orientação religiosa livre de preconceito, sempre focados no jovem que é a base da formação de uma nação. E, que só assim, o mundo terá pessoas melhores, livres de preconceitos e intolerâncias de qualquer espécie.

Serviço:
Evento – lançamento do livro – “Sagradas oferendas – adimú aos orixás”;
Data: 26/09/2018;
Horário: Às 18h.
Endereço: Rua Senador Dantas, 45, Cinelândia.
Classificação: Livre.

 -----------------------------------------------------------------
Redes Sociais:
Facebook: /dozotro
Instragram: @dozotro
Twitter: @dozotro

Pai Batista de Obaluaiyê Lança Livro Sobre Oferendas aos Orixás
Rio de Janeiro | RJ | Brasil

-----------------------------------------------------------------
dozotro@gmail.com | +55 21 980927333 | #dozotro
-----------------------------------------------------------------

Fotos: Arquivo de Pai Batista
Texto: Clinton Paz
Postagem: Clinton Paz
Revisão: Equipe dozotro
Atualização: Equipe dozotro 26/09/2018

Clinton Paz
 Jornalista e Assessor de Imprensa
DRT 36598/RJ.