Pesquise em nosso conteúdo:

Células-tronco podem reconstruir a cartilagem

Intensificam-se os estudos pertinentes as células-tronco mesênquimais (CTMs)



Nos últimos anos, tem se intensificado os estudos pertinentes as células-tronco mesênquimais (CTMs), que se encontram no cordão umbilical. Elas atuam no organismo que precisa desenvolver mecanismos de defesa para substituição do local lesionado. Através dessa técnica, a reconstrução e reposição altamente diferenciadas substituem as células defeituosas por células mesênquimais diferenciadas em condrócitos. 

Segundo o Médico do Esporte e Ortopedista, Dr. Antonio Polaco, a terapia com células-tronco baseia-se em dois mecanismos de ação. “No primeiro, as células se diferenciam e mimetizam as células finais de tecidos e órgãos humanos; no segundo, ocorre a produção de substâncias (citosinas e fatores de crescimento) que influenciam favoravelmente a angiogênese e a redução da apoptose celular e induzem a regeneração endógena”.

O médico informa que a injeção intra-articular de células-tronco mesenquimais influencia favoravelmente os resultados do tratamento de pacientes em lesões condrais, que é uma alteração na cartilagem articular, e podem ter benefícios na diminuição da velocidade da evolução para doença degenerativa. “A cartilagem é composta por células distribuídas em diversas camadas de revestimento de porções ósseas que possuem contato entre si e formam as juntas. Assim, é possível que a articulação trabalhe sem causar desnecessários desgastes na sua superfície”.

As lesões, geralmente, podem acontecer de forma traumática ou não traumática (entorses, por exemplo). As cartilagens não se regeneram e as lesões podem aumentar com o tempo, principalmente no joelho (articulação de carga), por isso, é necessário cuidado como manter o peso e evitar atividades que forçam a articulação. Em casos mais avançados da lesão, o tratamento pode ser cirúrgico, através da técnica de microfraturas e enxerto de cartilagem.

Para além das lesões, os resultados do tratamento com CTMs também têm se mostrado excelente no alívio de dores e retorno ao esporte e demonstram que, talvez, a chave para a cura da lesão cartilaginosa seja a manipulação direta da célula. “Para ter certeza do que é indicado no seu caso, consulte um médico”, orienta Polaco.






-----------------------------------------------------------------
Redes Sociais:
Facebook: /dozotro
Instragram: @dozotro
Twitter: @dozotro

Células-tronco podem reconstruir a cartilagem
Brasil

-----------------------------------------------------------------
dozotro@gmail.com | +55 21 980927333 | #dozotro
-----------------------------------------------------------------

Fotos: Divulgação
Texto: Flávia Ferreira – assessoria de comunicação.
Postagem: Clinton Paz
Atualização: Equipe dozotro
21/05/2018