Pesquise em nosso conteúdo:

Carnaval - nosso maior patrimônio cultural

O Carnaval do Brasil é uma parte importante da cultura brasileira. 


É às vezes referida pelos brasileiros como o "Maior Espetáculo na Terra"

Sem dúvida nenhuma, o Carnaval está em nosso DNA, e é uma parte importante da nossa cultura, elemento que define o que é ser brasileiro. Para o restante do planeta é considerado como o "Maior Espetáculo na Terra". E, até para nós esta afirmativa prossegue.

Hoje, temos um Carnaval de rua que leva milhares de foliões e apaixonados por esta manifestação, a brincarem livres pelas ruas. Temos o carnaval da Marquês de Sapucaí com suas agremiações pomposas e opulentas, com seus carnavais caros ao estilo – “para inglês ver”. Temos o carnaval da Estrada Intendente Magalhães, do subúrbio carioca, do bairro do Campinho, que recebe agremiações dos grupos B, C, D e E. Mais simples e com poucos recursos, mas com muita garra, lá podemos verificar uma maior participação do povão junto às escolas. E tudo isso faz com que o Rio de Janeiro seja designado pela coordenação do Guinness World Records como o maior carnaval do mundo, com aproximadamente dois milhões de pessoas por dia.

Na visão do filósofo russo - Mikhail Bakhtin, o conceito do Carnaval, desta manifestação da cultura popular, está ancorado na ideia da “subversão da ordem”. De uma ordem que vem somente de cima para baixo, sem uma circularidade de valores, crenças e conceitos. Para ele, estaria nesta manifestação popular o entroncamento de vários mundos, sujeitos e sociedades. E isso é muito explícito, no nosso Carnaval, quando em quatro dias de folia, o sujeito se liberta e se permite ser vários, mascarando-se, pintando-se, escondendo a sua verdadeira identidade, o seu verdadeiro eu e sendo quem ele quiser.

Neste carnaval de 2018, podemos ver a beleza da mulher brasileira, um carnaval crítico explorados, no Rio de Janeiro, pela Paraíso do Tuiutí, Mangueira e Beija Flor – campeã deste ano. Com menos recursos, mas com muita garra, essas e outras agremiações, que passaram pela Marquês de Sapucaí, deram, mais uma vez o tom da festa. Neste ano, muita criatividade por parte dos carnavalescos substituiu a falta de recursos financeiros. E, com isso, mais uma vez venceu a criatividade e o poder de sedução de um povo que a cada dia mostra o seu valor.

Parabéns a todas as agremiações pelo belo trabalho apresentado. Parabéns a todas as mulheres lindas, de pele bronzeada e de corpos esculpidos pela natureza que alegraram ainda mais a festa. Obrigado a todos por mais um carnaval de alegria, apesar das mazelas que assolam a nossa sociedade.




.
-----------------------------------------------------------------
Redes sociais:
Facebook: /dozotro
Instragram: @dozotro
Twitter: @dozotro

Carnaval - nosso maior patrimônio cultural
Carnaval 2018 - Rio de Janeiro - RJ

-----------------------------------------------------------------
dozotro@gmail.com | +55 21 980927333 | #dozotro
-----------------------------------------------------------------

Fotos: Paulo Roberto Nascimento
Texto: Clinton Paz
Postagem: Clinton Paz
Atualização: Equipe dozotro
18/02/2018